top of page

Como o Profeta (ﷺ) Organizava Seu Tempo?



Os descendentes do Profeta Muhammad ﷺ transmitem as seguintes informações sobre como ele passava seus dias:

O Profeta ﷺ dividia seus dias em três partes. Ele utilizaria um terço do dia para adorar a Allah Subhanehu wa Teala, como realizar orações diárias e ler Alcorão. Outro terço, ele estava envolvido com membros da família e suas tarefas domésticas diárias. Durante o resto do dia, ele descansava.


Seu tempo de descanso, entretanto, também foi dividido em duas partes. Durante a primeira metade, ele recebia seus companheiros e ensinava-lhes os ensinamentos islâmicos essenciais, para que pudessem transmitir o que aprenderam, para o restante da audiência. Como medida de proximidade / intimidade consigo mesmo, nosso Profeta ﷺ dava importância, não de coisas mundanas como propriedade, dinheiro ou linhagem, mas sim a devoção (para viver o Islam com sensibilidade com o máximo cuidado). Ele elogiava as pessoas honestas e confiáveis (aquelas que seguem os padrões religiosos em suas palavras e comportamentos) que estão cientes da servidão em suas orações e obediência.



Ele passava a segunda metade do seu tempo de descanso entre os necessitados, ouvindo-os. Alguns faziam um pedido, enquanto outros poderiam fazer mais de um. Nosso Profeta ﷺ ouvia cada um deles incansavelmente, com paciência e cortesia. Quando lhe perguntavam sobre o mundo ou a vida após a morte, ele dava respostas para o bem de sua audiência, ao mesmo tempo em que considerava o nível do questionador. A cada resposta, ele os levava à benevolência, dizendo: “Ensine o que aprendem de mim para aqueles que não estão aqui. Por favor, transmita as necessidades e pedidos em nome dos homens, mulheres, escravos e empregadas domésticas que não puderam vir a mim por vários motivos. Certamente, Allah Todo-Poderoso não desliza seus pés no As-Sirat*[1] no Dia da Ressurreição para quem ajuda aqueles que transmitem suas necessidades ao chefe de estado (fileiras administrativas).”


Profeta, (que a paz esteja com ele) preferia não ter declarações desnecessárias e inúteis em sua presença, mas sempre mostraria humildade e agiria com modéstia e tolerância. Onde quer que ele estivesse; no bazar, no mercado ou na rua, ele tratava a todos com uma cara sorridente, perguntava por sua saúde e tinha palavras gentis para eles. Ele perguntava o paradeiro de seus companheiros que não podiam comparecer à sua assembleia, mesquita, comunidade ou aos sermões de sexta-feira e tentava descobrir se algo havia acontecido com eles. Ele fortalecia suas firmezas e sensibilidades religiosas sempre que os encontrasse usando palavras que promovessem boas ações e desafiassem o mal.

Nosso Profeta ﷺ não fez nenhum esforço especial para ocupar o lugar de honra quando se juntava a um círculo; ele se sentava em qualquer assento que encontrasse vazio. Ele aconselhava o mesmo a seus companheiros, a fim de não atrapalhar suas assembleias. Ele notava e elogiava todos que compareciam ao encontro, tanto que todos pensavam que ele era a pessoa mais importante ali. Ele não se assustava diante de uma pessoa que estivesse sentada enquanto estivesse desconfortável e fazia qualquer coisa para ouvi-la e deixá-la à vontade. Sempre que algo era pedido a ele, ele daria se possível, ou, se não, ele iria acalmar a pessoa com palavras gentis e prometia, a compaixão e generosidade do Mensageiro de Allah eram conhecidas por todos. Todos tinham certeza de que o Profeta ﷺ cuidaria deles.


Na distribuição de seu tempo e compaixão, ele não tinha nenhum indivíduo em maior estima do que outro. A assembleia do Profeta ﷺ foi a assembleia de conhecimento, modéstia, paciência e confiança. As pessoas se sentavam e ouviam atentamente com respeito umas pelas outras. Eles não falavam em voz alta de uma forma contrária, como é habitual na decência islâmica. Questões importantes que precisam ser faladas, estavam sendo mantidas em sigilo e fofocas nunca eram permitidas. Não se direcionava palavra negativa contra ninguém, e ninguém tinha sido acusado.


Aqueles que participaram de Sua assembleia eram todos de uma mesma opinião. Se houvesse desagrado em sua presença - como é a natureza humana - que ficaria entre eles e não sairia da assembleia. Eles foram unidos por um propósito nobre em seus corações e se esforçaram pela harmonia máxima. A modéstia prevalecia em Sua comunidade. Os idosos eram respeitados, enquanto os jovens eram tratados com carinho. As necessidades daqueles de menos recursos deveriam ser satisfeitas imediatamente e eles eram preferidos a outros.



Em conclusão, o Profeta Muhammad ﷺ adorou a Allah Todo-Poderoso durante vinte e quatro horas, cuidando de sua família e assuntos domésticos, cumprindo seus deveres religiosos e prestando serviço público mesmo em repouso. Ele dedicava todo o seu coração a cada uma de suas responsabilidades ao mesmo tempo em que tratava as pessoas com humildade, bondade, sinceridade e vigilância. Todo muçulmano deve estar consciente de seu tempo com plena consciência de que o tempo limita sua vida como o capital mais valioso que possui. Ele deve usá-lo para cumprir seus deveres religiosos e mundanos com sinceridade e bondade todas as horas do dia.



Retirado do livto Appearance and Morals of Prophet Muhammad ﷺ por Ph.D. Hüseyin Algül


 

[1] (as-) Sirat: O caminho tendo altos e baixos, largo em algumas partes e estreito em outras, é difícil de caminhar. O caminho sobre o Inferno que conduz ao Paraíso com altos e baixos, um com paredes nas laterais e portas e janelas que abrem para fora. Se esta descrição Profética é figurativa, isso significa que não podemos conhecer a sua identidade real.



14 visualizações
bottom of page